Jardinagem: um passatempo divertido que é bom para sua saúde

A jardinagem pode ser uma forma divertida e relaxante de entrar em contato com a natureza, mas você sabia que também tem muitos benefícios para a saúde? A jardinagem é uma atividade boa para a mente e o corpo e pode ser praticada por pessoas de todas as idades. Além disso, você pode comer as deliciosas frutas, vegetais e ervas que cultiva. Então, pegue suas ferramentas e vá para a sujeira!

Basta um pouco de jardinagem para começar a suar. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, apenas 2,5 horas de atividades moderadas por semana podem ajudar a reduzir o risco de muitos problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, derrame, pressão alta e diabetes tipo 2.

Você pode não pensar em jardinagem como exercício, mas todo o levantamento, escavação e ancinho envolvidos definitivamente contam, diz Raychel Santo, MA, coordenador sênior do programa de pesquisa do Centro para um Futuro Vivível na Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg.

Seu cérebro também se beneficia do tempo passado no jardim. Estar ao ar livre, ao ar livre e ao sol é uma forma eficaz de melhorar o seu humor e desestressar. Na verdade, a jardinagem demonstrou ser útil na redução do risco de depressão. Se algo está pesando muito em sua mente, a jardinagem pode permitir que você se concentre em uma atividade que lhe trará alegria.

Não se esqueça dos benefícios para a saúde que vêm dos produtos que você cultiva. A jardinagem é uma maneira simples de incluir mais frutas e vegetais frescos em sua dieta, e você certamente os apreciará ainda mais porque os cultivou.

Quando se trata de decidir o que plantar, pode ser difícil saber por onde começar. Mas se você é novo na jardinagem, mantenha a simplicidade com produtos fáceis de cultivar. Santo recomenda ervas e verduras como alface, couve e couve.

Santo diz que esses alimentos não são apenas fáceis para os jardineiros iniciantes, mas também contêm nutrientes importantes.

 jardinagem também é uma excelente oportunidade para experimentar novos alimentos saudáveis ​​que ajudarão você e sua família a se tornarem comedores mais aventureiros. Cultivar uma variedade de produtos é tão divertido quanto saudável. Não desanime se você não acertar na primeira vez. Jardinar requer um pouco de paciência, mas vale a pena quando você começa a cavar um prato com seus próprios produtos frescos.

Certifique-se de ter as ferramentas e equipamentos adequados para uma experiência de jardinagem segura. Santo recomenda o uso de camisas e calças leves de mangas compridas e chapéu para se proteger do sol, além de passar protetor solar. O uso de luvas de jardinagem é obrigatório para se manter seguro ao arrancar ervas daninhas e realizar outras tarefas que podem machucar suas mãos. E não se esqueça de usar repelente de mosquitos.

A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos incentiva os jardineiros a fazer pausas regulares e beber bastante água. Lembre-se, isso é exercício. A organização também sugere que a atividade física na jardinagem seja o mais fácil possível, desde sentar em um banquinho do jardim até chegar perto dos objetos que você deseja levantar para reduzir o esforço. Usar um carrinho de mão é útil para esses tipos de tarefas. Peça ajuda se algo for muito grande ou pesado para mover sozinho ou se você não estiver familiarizado com certas ferramentas.

A segurança do solo é outra coisa a se ter em mente. Santo observa que, especialmente em áreas urbanas e suburbanas, o solo pode estar contaminado com metais pesados ​​e outros poluentes. O solo também pode conter a bactéria do tétano, por isso é tão importante usar luvas e evitar as vacinas. Dessa forma, nenhum corte em suas mãos infeccionará. É uma boa ideia testar seu solo antes de começar a jardinagem.

Imagens cedidas por iStockphoto: Woman by Michaelpuche; casal, Michaeljung; homem e criança, claramente; ilustrações, Colorcocktail

Jardinagem com crianças

A jardinagem se torna ainda mais envolvente quando você traz as crianças para a cena. Eles podem estar se concentrando nas partes divertidas da jardinagem, mas na verdade estão aprendendo lições importantes, tanto direta quanto indiretamente relacionadas à saúde.

“Para as crianças, é também uma atividade prática na natureza”, disse Santo ao The Nation’s Health. “Eles podem ver como a ciência, o meio ambiente e a alimentação saudável se conectam.”

Forneça às crianças ferramentas adequadas à idade e observe-as enquanto exploram o jardim. Também dê a eles alguma maneira de se apropriarem e colherem as recompensas por si próprios. Santo recomenda cultivar uma “pizzaria” com ingredientes fáceis de cultivar para uma deliciosa torta salgada, como tomate, berinjela e ervas, tudo na mesma área.

Depois que os vegetais e ervas crescerem, juntar os ingredientes para uma pizza de verdade é muito fácil.

  • Copyright The Nation’s Health, American Public Health Association

fonte:https://www.thenationshealth.org/content/47/5/17



Deixe um comentário